Surpreendentemente a Itália pode oferecer muitas áreas naturais protegidas e parques nacionais que definitivamente valem a pena visitar. Imagine lagos pacíficos localizados nas alturas da montanhas, ou a próspera vida marinha ao lago das costas, com a oportunidade de poder observar animair raros que vivem livres em regiões ainda não descobertas; ou imagine uma caminhada num vilarejo rural pouco conhecido no interior do país , ou em ilhas quase desertas. O ambiente físico italiano oferece cenários perfeitos para todos os tipos de feriados desde as tranqüilas atividades de camping aos mais arrojados itinerários de trekking. Você poderá descobrir sozinho os muitos recursos disponíveis nos parques, ou aproveitar os passeios guiados para explorar os mais lindos recursos naturais de cada região.

Aproximadamente 10% do território italiano é protegido por legislação regional. A finalidade da legislação ambiental foi sempre a preservação do meio ambiente para a apreciação pública e deleite de gerações futuras. O gerenciamento metódico do eco sistema possibilitou proteção do ar, terras, águas minerais e plantas.

Na Itália, há presentemente 20 parques nacionais (4 novas áreas serão brevemente habitadas) e mais 130 parques regionais, que fazem parte do sistema nacional de áreas protegidas. Além disso, na penísula italiana são espalhadas muitas áreas de reserva Nacional (cerca de 150 territórios são protegidos por leis estaduais), Reservas Regionais (um total de 270 valiosas áreas estão protegidas por leis regionais), além de 16 reservas Marinhas.