Regione Puglia

Dizem em Bari, a capital da Puglia: "Se Paris tivesse mar, seria uma pequena Bari". Será presunção ou soberba? Nada disso: apenas orgulho (além de um acentuado senso de humor).

O orgulho de viver numa cidade Puglia repleta de arte e de história, de moderna capacidade empresarial e de uma cultura de raízes antigas. Tradicional cabeça de ponte para o mundo grego e o oriente médio, Bari teve a sua "idade de ouro" durante a Idade Média.

A Catedral e a Igreja de S. Nicola, com suas formas românicas, são um testemunho majestoso daquela época. No Museu Arqueológico, podem ser encontrados vestígios dos antigos intercâmbios com o mundo grego.

A mistura de história e de arte que caracteriza a Bari monumental também pode ser encontrada em muitos lugares da Puglia, onde são freqüentes as catedrais construídas na época medieval. Como em Brindisi, Andria, Barletta, Trani, Ruvo di Puglia, Lucera, Troia, Manfredonia, Otranto, Gallipoli.

De uma outra época, mas igualmente precioso e extraordinário é o florescimento da arquitetura barroca em Lecce. Em Taranto, o Museu Arqueológico reúne peças do passado mais remoto. E Alberobello, na província de Bari, é a capital dos Trulli, habitações de singular arquitetura que remontam nada menos que à pré-história.

No que se refereàs maravilhas da natureza da Puglia, elas são bem exemplificadas pela extraordinária combinação de montanhas, bosques e mar não poluído que caracteriza o promontório de Gargano, na província de Foggia.