Pesquisa de Festivais

A Associação Européia de Festivais promove os festivais de artes cênicas de alta qualidade artística em toda a Europa. O website da EFA tem uma extensa programação e uma lista de festivais que merecem serem vistos, algo que saciará sua vontade de assistir aos grandes eventos musicais europeus.

Dia Europeu da Música

Lançado pela primeira vez na França, a cada solstício de verão (21 de junho), este evento musical pan-europeu envolve milhares de amantes da música. Ao contrário dos festivais que se concentram em um único compositor ou tipo de música, o Dia Europeu (e Internacional) da Música recebe tanto profissionais quanto aficionados para promover a apreciação da música que atravessa culturas, gerações e gêneros. O festival é gratuito e está aberto a todos que desejam tocar música tradicional, pop, jazz, rock, rap, tecno ou qualquer outro tipo! Viva esse dia na Espanha, Alemanha, Hungria, Turquia, Reino Unido, Luxemburgo, Itália, Bélgica e República Tcheca!



Festivais de Música para Todos os gostos

Como local de nascimento de Mozart, naturalmente a Áustria recebe um dos mais prestigiados eventos culturais da Europa, o Festival de Salzburgo. Outros festivais musicais de qualidade excepcional são o Schubertiade, em Schwartzenberg e as Semanas Festivas de Viena. Na Alemanha, milhares de pessoas se reúnem no Festival de Música de Schleswig-Holstein para ouvir apresentações e música clássica em ambientes ecléticos que incluem um maravilhoso castelo, palácios, igrejas – e estaleiros impressionantes! A Bélgica oferece de tudo: desde world music, no Couleur Café, até requintadas apresentações clássicas de jovens músicos no Concurso Rainha Isabel – sem nos esquecermos do Concurso Internacional Adolphe Sax para jovens saxofonistas! Você pode encontrar de tudo na França: o Festival Internacional de Acordeão, em Lille, hip-hop, em Clermont Ferrand, e jazz, em Nancy! O Festival Internacional de Música da Primavera de Praga, na República Tcheca, é apenas uma das muitas maneiras de desfrutar apresentações nessa cidade amante da música!

Um anfiteatro romano serve de cenário para o Festival de Ópera de Verona, na Itália, um dos muitos festivais de um país rico em música. A Eslovênia recebe reconhecidos festivais internacionais e animados eventos, inclusive nos povoados menores. Rock Otočec é um imenso festival ao livre que promove a paz por meio da música. Amplie seus horizontes no Festival Internacional de Música Alternativa e Étnica, de Druga Godba; ouça sob as estrelas, em uma sinagoga de 400 anos de idade ou em um cenário flutuante no rio Drava durante o Festival Internacional de Verão de Maribor!



World Music, Rock, Jazz e Muitos Mais

A Eslováquia é pura música, nos Dias de Jazz, em Bratislava, um importante evento de jazz da Europa Central; o Festival de Música de Bratislava é seu mais prestigiado festival musical, enquanto o Festival de Música Bažant Pohoda, realizado em Trenčín, é um enorme festival ao ar livre que oferece uma grande variedade de gêneros musicais.

A Celebração de Músicas e Danças, em Riga, Letônia, remonta a 135 anos atrás e foi declarada pela UNESCO, juntamente com as tradições de Lituânia e Estônia, Obras-Primas do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade. A Finlândia celebra festivais de todos os tamanhos e classes; venha ver os festivais finlandeses de jazz, rock e música clássica. Ruisrock, em Turku, destaca artistas "indies"; o Faces Etnofestival, em Billnäs, é o principal evento multicultural de world music, e o castelo medieval de Olavinlinna oferece um maravilhoso ambiente para o Festival de Ópera de Savonlinna.

No norte da Grécia, desfrute do Festival da Música de Tessalônica, uma grande celebração da música, compositores e cantores gregos. A cada ano, o Festival de Música Clássica, em Nafplion (Peloponeso), homenageia um país diferente com magníficas apresentações realizadas em magníficos locais históricos. Chipre oferece apresentações ao vivo, do rock à ópera, em eventos como o Festival Europeu de Limmasol e o Festival de Pafos Afrodite. Malta ressoa música: o Festival de Verão de Jazz, de Malta, onde músicos internacionalmente reconhecidos tocam sob as fortalezas do século XVII da cidade de La Valeta, junto do Grande Porto; o Festival de Artes, de Malta, e o Festival Nacional de Cantores Folclóricos, uma fusão única da música maltesa com a mediterrânea, realizada no Jardim Botânico de Argotti, em La Valetta, que também oferece artesanato e gastronomia tradicional.



Desfrute de um concerto em um majestoso ambiente natural, assista a um recital em um palácio renascentista, veja um show em um local muito emblemático, com La Alhambra, em Granada, tenha aulas magistrais com músicos especialistas em sua disciplina ou desfrute de uma sessão de improviso em uma boate: essas são apenas algumas das opções disponíveis nos diversos festivais de música realizados em muitas partes da Espanha no verão. Portugal recebe vários grandes eventos musicais, como os "Dias de Música" no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, uma maneira original de promover a música clássica, e o Rock in Rio - Lisboa, um paraíso para os amantes do rock!

O Reino Unido é palco de um grande número de eventos musicais, incluindo o Womad, um fantástico festival de world music e o Bath International Music Festival, 17 dias com todos os tipos imagináveis de música, incluindo eventos especiais para famílias e gratuitos. A Dinamarca é excelente para festivais de música de todos os gêneros, mas o Festival de Jazz de Copenhague e o Festival de Roskilde gozam de reputação especial. O Festival do Mar do Norte, na Holanda, atrai músicos ganhadores do Grammy e os maiores nomes do jazz. Os amantes do rock se emocionarão com o maior festival de rock da Alemanha, o Rock am Ring.