Hipismo

Há algo de romântico em sair para um passeio a cavalo, seguindo os passos dos primeiros exploradores e pioneiros. Não é necessário experiência e um guia local o acompanhará. Montado em um cavalo de confiança, você apreciará a beleza natural das montanhas de um ponto de vista totalmente diferente.

Existem excelentes instalações de equitação em sítios e fazendas de turismo, que organizam cursos para todos os níveis e passeios de todo tipo. Muitos lugares oferecem também pôneis para crianças debutantes ou experientes.

Para se iniciar, procure sempre escolas de equitação licenciadas e instrutores qualificados em treino equestre. Os animais devem ser saudáveis e bem cuidados.

Onde ir?

A Croácia oferece um terreno diversificado, incluindo planícies, lagos e colinas, ideal para galopar. O litoral rochoso do mar Adriático (Istria, costa do Norte e Dalmácia) também são propícias para os passeios a cavalo.

Há muitos refúgios animados e elegantes na costa da Itália, e lugares charmosos a ver indo para o interior.

Os Alpes desde sempre são frequentados por cavalos e pôneis, utilizados por muito como o principal meio de transporte na região. Sua resistência e agilidade é perfeita para os obstáculos desta região montanhosa. Junto com os burros, eles são ainda hoje utilizados levar suprimentos a áreas menos acessíveis.

Perto da fronteira suíça se encontra o centro equitação de Morgins, que oferece cavalos ideais para excursões até o centro destas montanhas deslumbrantes. Os turistas podem desfrutar de passeios à cavalo também em Bad Kleinkirchheim, na Áustria, na área onde se encontra o imenso Parque Nacional.

Alguns dos melhores passeios a cavalo no mundo se encontram na costa Atlântica, que tem uma longa história de criação de cavalos de sela. A Irlanda, em particular, é conhecida como o paraíso dos amantes de cavalos, com uma abundância de lugares para passeio e alguns dos mais belos cavalos do mundo. França e Portugal também têm uma rica história de hipismo, e estão prontos para receber visitantes para excursões guiadas.

Portugal produz os famosos cavalos puro-sangue Lusitano, os cavalos de sela mais antigos do mundo. Suas paisagens oferecem vistas incríveis para passeios inesquecíveis.

As terras planas dos Países Baixos e o enorme número de parques e espaços abertos tornam a região ideal para passeios a cavalo. O mesmo acontece na bela região dos Pirineus. Vales, montanhas, vulcões e praias podem ser explorados sob uma perspectiva diferente, que oferece a oportunidade de se sentir em harmonia com a natureza.

A Escandinávia também recebe bem os cavalos, criados e utilizados na região há séculos. Montar na neve é uma das atividades mais populares entre os turistas com um pouco de experiência em hipismo.

Mas o país onde é mais comum apreciar a paisagem a cavalo é mesmo a Grã-Bretanha. Para ter uma ideia das opções disponíveis, visite o site da The British Horse Society e do Turismo Equino.