Rota das fortificações

A particularidade arquitetônica destas construções faz com que elas sejam incluídas nos sistemas desenvolvidos na Europa ao longo dos séculos XVII e XVIII, como modelo defensivo de cidades, territórios e fortes.

O itinerário tem início na Cidade Rodrigo, em direção a San Felices de los Gallegos, onde se encontra uma fortaleza medieval com restos do conjunto com o mesmo estilo. A rota continua até Yecla de Yeltes, onde é possível admirar uma esplêndida construção defensiva da Idade do Ferro.



Para continuar o percurso, não há outra solução senão voltar para o sul, em direção a Villar de la Yegua e Villar de Ciervo. Logo se chega à passagem do rio Águeda, com parada obrigatória na Estação Arqueológica de Siega Verde para contemplar magníficas pinturas rupestres da época paleolítica.

Em Aldea del Obispo encontra-se o melhor exemplo de arquitetura militar fortificada do ocidente peninsular: o Forte da Conceição. Este complexo dos séculos XVII e XVIII apresenta toda a beleza e força que o levou a desempenhar um papel crucial durante os conflitos entre Portugal e o invasor francês.



A seguir, uma estrada próxima de Val de la Mula leva a Portugal, que possui construções militares muito semelhantes. Vale a pena fazer o pequeno percurso entre Almeida, Pinhel e Castelo Rodrigo, três praças-fortes de grande importância estratégica no passado.

Almeida é um bom exemplo do sistema de fortificação, em perfeito estado de conservação e integrado na vida e cultura dos seus habitantes. A característica muralha em forma de estrela irregular tem 12 pontas e 2500 metros de caminho de ronda, que podem ser percorridos relembrando a rotina dos antigos soldados. Nos castelos de Pinhel e Castelo Rodrigo, a origem medieval continua em evidência nos sistemas fortificados, apesar das alterações posteriores. Ao longo do caminho, é possível apreciar as diferentes perspectivas da paisagem do alto dos pontos de observação.



O itinerário é concluído com uma visita à Cidade Rodrigo. Percorra o passeio de ronda das suas muralhas e admire os fossos e pontes, terminando no Centro de Interpretação das Fortificações, que abriga um dos seus corpos de guarda, um excelente desfecho para o itinerário.