Festivais

A European Festivals Association (EFA) é uma rede dinâmica que representa mais de 100 festivais de música, dança, teatro e festivais multidisciplinares, associações nacionais e organizações de festivais culturais de 40 países, principalmente europeus.

A entidade promove festivais de artes de alto nível em toda a Europa. No seu site, é possível encontrar um extenso calendário e com festivais que despertam o apetite para a música, teatro e dança.



Todos anos, milhões de visitantes assistem a festivais nas mais diversas localidades do continente, entrando em contato com novas culturas e aprendendo sobre as tradições e história locais.

O formato das apresentações varia muito: há concertos, espetáculos de dança, ópera, happenings, workshops, palestras, discussões, debates, exposições... entre muitos outros.

Festivais para todos os gostos


Hoje, festivais de teatro, rock, pop e jazz, festivais de literatura, cinema e filosofia, e até mesmo festas virtuais ocorrem em todo o mundo, tanto em locais pequenos como grandes, remotos como urbanos. Os festivais são uma vitrine para mostrar os espaços locais, sejam turísticos ou alternativos.

As manifestações têm também uma grande importância econômica, contribuindo para a economia local, criando empregos e aumentando o turismo. No entanto, o fator artístico é a principal preocupação dos festivais, e eles são valorizados principalmente pela criação de novos valores no âmbito cultural, educacional e social.



Hoje, os festivais apresentam não só os artistas já respeitados, mas também abre espaços para novos talentos e surpreendentes colaborações criativas. A fusão do antigo com o novo faz dos festivais um laboratório de novas experiências culturais.

Os festivais ainda contribuem para a inclusão social de uma cidade ou região, que apóia o bem-estar e orgulho de seus cidadãos, através da partilha de valores, de propriedade, responsabilidade social e cidadania.

Por todas essas razões, você não pode deixar de conferir os festivais europeus!