Ecoturismo

As 5 Rotas Pan-Europeias de Ecoturismo são os 5 itinerários Top que atravessam a Europa. Descubra os ícones locais do património nas regiões europeias ao longo dessas rotas que valem uma visita, reservas naturais de biosfera da Unesco (MAB), parques nacionais (NP) e parques regionais (RP).

A Rota Pan-Europeia do Atlantico dará a norte e sul-americanos a oportunidade de mergulhar em sua história, enfrentando as suas terras e cultura dos seus antepassados. Aqui é o melhor lugar para explorar em pouco tempo a diversidade das formas de vida europeus: a vida típico anglo saxão, do irlandês, do escocês, do galês e do Inglês, um entusiasmo pela vida e uma gastronomia cativante na França, e no final noites as ruas animadas em aldeias da Europa do Sul, Espanha e Portugal.

A rota Pan-Europeia Central cruza países onde os acontecimentos históricos ainda estão profundamente enraizados na mente das pessoas. Esta é hora de descobrir os países com o seu patrimonio natural e cultural incríveis: os Cárpatos, a Grande Planície na Hungria, o rio Danúbio que desemboca no Mar Negro, as paisagens mudam bastante rápido.

A Rota Pan-Europeia do Mediterrâneo é um verdadeiro mosaico de cores, com águas azul-celeste, costa marítima e riachos, praias sedosas, os mercados no Sul ... Explore a vibrante mistura de um ambiente acolhedor e alegre nas ruas animadas em festivais e festas tradicionais que têm lugar com os doces aromas de especiarias. Durante séculos, a Europa mediterrânea tem atraído amantes das civilizações gregas e romanas, além dos amantes da mitologia.

A Rota Pan-Europea do norte irá encantar os defensores e amantes da natureza, independentemente do seu nível de sensibilidade ou compromisso a uma causa tão grande. Estes vastos espaços permitem explorar um grande número de lagos da Finlândia, os fiordes da Noruega, as grandes florestas da Suécia. Eles também são atravessados por circuitos ferroviarios e rotas de ferries entre as mais bonitas do planeta. Depois você pode voltar para o coração da Europa, passando pelos animados e cosmopolitas Países Bálticos que estão cheios de história, arquitetura, cultura e vida nocturna.

A Rota Pan-Europeia Ocidental cruza o norte das grandes Planícies com vastas florestas para trazê-lo em seguida, para as serras Checas com seu folclore vivo, te guia ao longo do rio Danúbio, com os seus tesouros culturais, faz com que você descubra os Alpes como Mont Blanc, cruza o Maciço Central até os Pirineus e, finalmente desce até ao coração da Espanha.

Cada país europeu tem áreas protegidas para proteger e conservar, como parques nacionais e reservas, pantanais e santuários de aves.

Os guias nas reservas naturais podem realmente melhorar a sua visita e te familiarizar com os parques nacionais da Europa, principalmente dando idéias de destinos a escolher. A Parceria International de Aves têm links para sites específicos dos países com amplas informações sobre as espécies ameaçadas, habitats e os esforços de conservação.

À medida que o ecoturismo aumenta na popularidade, os destinos estão buscando formas de incentivar viajens de confiança, promover as suas áreas naturais e preservar os modos de vida locais.

A International Ecotourism Society define estas viagems sustentáveis como "turismo que atende às necessidades dos turistas e das regiões de acolhimento protegendo e melhorando as oportunidades para o futuro."

Portugal, Espanha e Itália estão à frente na oferta de experiências de turismo rural, onde se pode hospedar em casas rurais, sítios e fazendas, jantar os alimentos cultivados localmente, fazer passeios à cavalo no campo, caminhar e fazer passeios a pé - e em alguns até pode-se aprender cozinhar com os produtos locais ou dar uma mão na colheita.



Se um turista participa no trabalho de uma fazenda ou simplesmente se instala ali como uma base para visitar lugares de interesse local, escolher a opção de agroturismo é uma forma de apoiar um estilo de vida e uma comunidade local, e o melhor de tudo, fazendo a coisa certa eles também estão enriquecendo a experiência da sua própria viagem. Férias nas fazendas são especialmente gratificante para famílias que viajam com crianças, oferecendo atividades ao ar livre, a interação com os animais e muitas vezes o contato com as crianças locais.

Experiências com a vida Selvagem e com a natureza hoje em dia não estão mais limitadas aos safaris de animais selvagems. As áreas naturais da Europa estão se tornando muito populares como os turistas descobrindo os prazeres dos passeios nas Dolomitas, Pirineus ou Serra da Estrela em Portugal . Muitos visitantes acham que avistar um cabrito selvagem durante uma caminhada nas encostas do Gran Paradisio da Itália é tão emocionante quanto a emoção de ver um leão na savana.

A Finlândia no norte é um lugar vasto de esconderijos para corujas florestais, pica-paus, e gansos selvagens em áreas florestais, enquanto os lagos abrigam magníficos cisnes selvagens (a ave nacional), mergulhões de pescoço vermelho e gaivotas pequenas.

Os nove centros para visitantes do Wildfowl and Wetlands Trust explicam a importância das zonas úmidas e todos os seus habitantes. Na França, o Parque de Brière no Loire Atlantico e os pântanos de Cotentin e o Bessin na Normandia, são ideais.