A Península Balcânica

A Península Balcânica compõe a parte sudeste da Europa, uma região repleta de diferentes culturas, idiomas e etnicidades. Eslovênia, Croácia, Romênia, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Grécia compartilham influências históricas similares. A paisagem fabulosa e a mistura exótica de história e culturas tornam a Península Balcânica um tesouro para os viajantes.

Eslovênia

A Eslovênia é a aposta mediterrânea com cidades antigas banhadas pelo sol e cercadas por vinhedos, pomares e oliveiras. Ceda aos encantos da paisagem e esportes alpinos, explore cavernas emocionantes ou relaxe em um dos famosos resorts de spas térmicos da Eslovênia.

A mistura de influências italianas e húngaras na cozinha fará com que você experimente novos pratos durante sua visita. Pelo menos uma dessas refeições deve ser feita à vontade em um café à beira do rio no centro histórico de Ljubljana.

Croácia

A costa croata é simplesmente impressionante, com mais de 1.000 ilhas distribuídas por todo o seu percurso. Será que você consegue escolher sua favorita? Comece pela encantadora península da Ístria e vá para o sul, visitando cidades históricas fantásticas, como Trogir Split e Dubrovnik - devidamente conhecida como “a pérola do Adriático” e protegida por muralhas que percorrem a costa, criando um contraste incrível entre o azul brilhante do céu e do mar.

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é um lugar lindo com sua paisagem magnífica - e quando você estiver pronto para trocar a beleza natural pela agitação urbana, siga para a capital Zagreb.

Romênia

O passado colorido da Romênia só é vencido pelo seu presente colorido. Você sabia que pode ver uma fortaleza pré-romana, monastérios bizantinos pintados, Bucareste - a "pequena Paris" da belle époque, e um dos pântanos mais incríveis da Europa em um só país?

Situada na região mais ao norte da Península Balcânica, a Romênia atrai diversas pessoas graças ao estrategicamente importante Rio Danúbio e a costa do Mar Negro. A lenda mais popular da Romênia é a do Conde Drácula e Transilvânia, uma área repleta de castelos fabulosos e cidades medievais únicas. Atividades ao ar livre é o que não falta, tanto no delta do Danúbio, com sua incrível população de pássaros, como nas montanhas, onde fãs dos esportes de inverno e lobos, ursos e linces se encontram - mas nem sempre amistosamente.

Montenegro

Mar azul-safira, céu azul-celeste, praia branca brilhante, florestas verde-escuras... você está em Montenegro. Em um país de tamanho perfeitamente controlável, você pode ver o fundo de um dos mais profundos canyons da Europa, percorrer o céu para avistar os residentes de um dos maiores santuários de pássaros da Europa ou ocupar o seu próprio espaço em uma bela praia e olhar para o horizonte. A História volta no tempo aqui: a cidade de Budva é considerada o mais antigo povoado nos Bálcãs: sua fundação é descrita na mitologia grega. A cidade antiga de Kotor possui muralhas e monumentos medievais bem preservados - um lugar perfeito para passear e provar algumas delícias das especialidades de Montenegro.

Sérvia

A Sérvia representa a sedução da Península Balcânica: logo adiane de um importante monumento antigo encontra-se uma cidade moderna e a “vanguarda da novidade”. Belgrado é a capital da Sérvia a mais de 600 anos e conta com a arquitetura como prova, mas é conhecida como a cidade que dorme menos que Nova York! Novi Sad é menor, mas é a capital das artes e atrai todos os tipos de artistas modernos. A história da Sérvia é palpável em locais como o Palácio Romano de Galério ou um dos vários monastérios medievais. Faça uma parada para relaxar com tratamentos renovadores em um banja (spa) e aproveite das fontes quentes naturais.

Bulgária

Trácios, romanos, monges e agricultores deixaram sua marca importante na Bulgária. Em um extremo estão os entalhes refinados da tumba trácia de Sveshtari, tão nobre e contido. Do outro lado estão festivais e músicas maravilhosamente expressivos que permeiam a cultura da Bulgária, com sua herança de séculos de tradições agrícolas. Os corais búlgaros são famosos no mundo inteiro por seu som misteriosamente impressionante. É possível ainda conhecer na Bulgária os fabulosos monastérios pintados, os populares resorts do Mar Negro e spas revigorantes. Conhecer o país do vinho tem seus méritos: os búlgaros produzem vinhos há séculos e adoram apresentar o fruto de seu trabalho - em sua fascinante forma líquida.

Grécia

Grécia, berço da história e cultura ocidental, da rica religião ortodoxa, praias famosas, sol e mar e sabores mediterrâneos vivos – quando vamos para lá? Sítios arqueológicos incríveis são comuns na Grécia e tornam a mitologia viva: o Monte Olímpio, lar dos deuses gregos, Ítaca, a ilha da lenda em que Ulisses reinou, ou o Oráculo em Delfos são apenas poucos exemplos. A Acrópole em Atenas lhe dará uma noção instintiva do escopo da Grécia Antiga. Vá para o norte até os íngremes, verdes e impressionantes Montes Pindo para contrapor o seu tempo na costa. Passeie, veja pássaros ou visite vilarejos tradicionais diferentes dos vilarejos de pescadores da costa.