Escandinávia

Que imagens sugere a Escandinávia? Paisagens emocionantes, esportes de inverno, a aurora boreal e o sol de meia-noite, as saunas e as renas? Sim, mas isso é só o começo. Na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Suécia e Noruega, você pode desfrutar de todos esses cenários, desde a sofisticada cultura urbana até as áreas naturais mais selvagens possíveis.

A geografia da Escandinávia

Os cinco países escandinavos contam com paisagens extraordinárias, de pradarias bucólicas e extensas praias na Dinamarca até os picos emocionantes, densas florestas e lagos na Noruega, Suécia e Finlândia e as maravilhas geotérmicas na Islândia.

A Dinamarca, o país escandinavo mais ao sul, une a Europa continental com a Península Escandinava e se une à Suécia por uma ponte de 20 quilômetros (13 milhas). A Finlândia possui 35 parques nacionais, que se traduzem numa enorme extensão de terreno protegido incluindo florestas exuberantes, arquipélagos e, no extremo norte, uma paisagem maravilhosamente aberta com menos vegetação e um céu infinito.



A Noruega e os fiordes são quase sinônimos. Montanhas assombrosamente íngremes mergulham em profundos lagos azuis, dos quais vários são Patrimônios Mundiais da UNESCO. Uma forma divertida de conseguir uma vista espetacular dessa paisagem é fazer uma viagem no trem Flåm. A Islândia é um outro mundo localizado no Atlântico entre a Europa e a América do Norte. Geograficamente, é um país jovem - a ilha de Surtsey surgiu no oceano em 1963! Explore geleiras no leste, fiordes no oeste e planaltos íngremes na região central, todos unidos por emocionantes praias de areias negras.

A Aurora Boreal: um nome encantador para um fenômeno de inesquecível beleza também conhecido como as Luzes do Norte. Essa exibição espetacular de luzes é visível em noites claras, normalmente de setembro a outubro e de março a abril, nas regiões polares da Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia.

A vida esportiva

A topografia e o clima da Escandinávia oferecem oportunidades incríveis para praticar esportes e apreciar a natureza. A superfície da Escandinávia é amplamente ocupada por lagos e rios, isso sem mencionar o litoral oceânico, tornando os esportes aquáticos populares. Graças ao sol da meia-noite, você pode participar em atividades ao ar livre até altas horas durante o verão. No inverno, será um desafio conseguir participar em todos os esportes de inverno disponíveis!

A paisagem ondulante da Dinamarca e sua centenas de ilhas oferecem ótimos lugares para navegar, pescar, praticar windsurf, golfe e tênis. Coloque os pés nos pedais para desfrutar de mais de 10.000 km de ciclovias!

Na Finlândia, que tal um safari em trenós puxados por cães antes de voltar para o seu hotel na neve e desfrutar de uma sauna e um pouco de descanso? Na Suécia, você pode deslizar por quilômetros em uma excursão de patinação de longa distância no inverno – ou esquiar em uma noite de verão sob o sol da meia-noite! Na Noruega, você pode preferir esquiar por trilhas ou caminhar pelos fiordes nos longos dias de verão. Veja a Islândia de um ponto de vista diferente montado em um pônei, treine para a Maratona de Reykjavik ou escolha caminhar, esquiar ou até mesmo mergulhar em fontes quentes naturais, enquanto flocos de neve caem em seu rosto.

Os nativos da Escandinávia

Os primeiros humanos conhecidos a habitar a área norte o Círculo Ártico na Noruega, Suécia e Finlândia foram os samis de Sápmi, conhecida atualmente como Lapônia. Os samis habitaram essa parte do mundo por centenas de anos vivendo como nômades caçando, pescando e seguindo seus rebanhos de renas. Atualmente, eles continuam a honrar as tradições antigas com a ajuda da tecnologia moderna. Aprenda sobre a cultura sami, seus belos artesanatos, roupas e idioma na Lapônia finlandesa, a área da Lapônia na Suécia, um local reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, e o Parque da Cultura de Sápmi na Noruega.

Será possível pensar na antiga Escandinávia sem lembrar dos bárbaros vikings levando o caos aos vilarejos por toda a Escandinávia e as Ilhas Britânicas? Essa civilização alcançou o ápice de seu poder por volta de 900 d.C. Embora eles sejam relembrados pelo mau comportamento, você sabia que sua magnífica navegação os permitiu encontrar muitas colônias e cidades, entre elas a Normandia e Dublin? Eles também colonizaram a Islândia, o que levou à colonização da Groelândia, e chegaram até a Terra Nova, conhecida hoje como Nova York! Vire um viking por um dia no Vilarejo Viking de Voteviken na Suécia e não perca o famoso Museu Barco Viking em Oslo, Noruega, ou explore a herança viking na Dinamarca.

Cultura e capitais

A herança cultural da Escandinávia é enorme: pense na música de Sibelius da Finlândia, Greig da Noruega e Björk da Islândia; nos dotes intelectuais de Søren Kierkegard da Dinamarca e Alfred Nobel da Suécia; no gênio literário de Hans Christian Andersen e Karen Blixen, da Dinamarca, e Henrik Ibsen da Noruega! O design é outro ponto importante na Escandinávia, da arquitetura, iluminação e mobiliário até os cristais, têxteis e a moda. Museus, palácios, jantares, compras e cafés - não se esqueça de deixar espaço para explorar as delícias urbanas das capitais da Escandinávia, todas localizadas em ambientes naturais singularmente impressionantes!

Copenhague é identifcada pela bela Sereia no porto, mas há muito mais para se ver e fazer! Os Jardins Tivoli são uma maravilha para crianças e adultos. Descubra a cidade em uma viagem de barco pelos canais e depois visite os museus, o Palácio de Amalienborg, ou alguns lugares alternativos interessantes!

Reykjavik é a capital mais ao norte do mundo e é conhecida por ser uma das mais agitadas! As opções de vida noturna, jantares e compras são excelentes, embora você esteja apenas a minutos de atrações naturais preservadas. Não deixe de ir a um spa ou fazer uma pequena viagem a Hafnarfjördu e aprender sobre os elfos da Islândia!

Oslo conta com mais de cinquenta museus e galerias, incluindo o Parque de Esculturas de Vigeland. Descubra a ampla diversidade de arquitetura em Oslo que percorre os séculos. Várias lojas, vida noturna agitada e excelentes restaurantes estão presentes, todos rodeados da tranquilidade e beleza da localização estelar da cidade na ponta do Fiorde de Oslo.

Estocolmo se estende por catorze ilhas e suas águas cintilantes ligam os diversos bairros. Gamla Stan e Riddarholmen compreendem o magnificamente conservado centro medieval da cidade, que ainda é movimentado até hoje em dia. Para um ambiente mais natural, explore a área e as diversas atrações do Parque Real de Djurgården.

Helsinki é repleta de atrações que satisfazem todos os gostos. Mergulhe em sua história marítima na Fortaleza Marítima de Suomenlinna, Patrimônio Mundial pela UNESCO; visite um dos mais de 80 museus com exibições de arte da antiguidade até a modernidade; ou passeie pela espetacular arquitetura moderna que se encontra por toda a cidade.

Se procura uma viagem tranquila em paisagens maravilhosas ou prefere se aventurar em um esporte radical ao ar livre, mergulhar na história ou conhecer a última novidade em design, a Escandinávia é o lugar ideal para tudo isso!