A Costa do Adriático

O Mar Adriático é onde os marinheiros romanos, bizantinos e venezianos, assim como os amantes do mar de hoje em dia, apreciavam suas águas brilhantes. O Adriático é uma grande enseada do Mediterrâneo; a costa ocidental percorre a Itália e San Marino e a costa oriental inclui o literal da Eslovênia, Croácia e Montenegro. Paisagens incríveis, locais históricos e a famosa hospitalidade mediterrânea ficarão em sua memória durante muito tempo após suas férias no Adriático.

O Adriático de relance

A costa ocidental do Adriático tende a ser mais calma que o lado oriental, com praias e mares brandos preferidos por famílias com crianças pequenas. A costa oriental é famosa por seu litoral emocionante e escarpado, gerando águas cristalinas e é o local perfeito para um cruzeiro pelas ilhas. Na parte superior do mar está um grande delta onde o Rio Pó desagua no Adriático e forma as ilhas que cercam a mais famosa cidade-ilha, Veneza, sede de um império.

Itália

De Apúlia, o "salto da bota", até o topo em Trieste, a costa italiana do Adriático é uma longa extensão de cidades interessantes e praias sedutoras. Próximo a Bari é possível encontrar monumentos megalíticos e o Castel del Monte do século XIII listado pela UNESCO. Pescara possui excelentes ruínas romanas e o Parque Nacional do Abruzzo, onde ainda vivem ursos e lobos.

Em Urbino, visite o local de nascimento do pintor Rafael. Ravenna é lar dos deslumbrantes mosaícos que unem o Oriente com o Ocidente e aproveite para apreciar as relíquias dos misteriosos etruscos. Veneza por si só pode te enfeitiçar durante dias, incluindo a própria cidade e as ilhas vizinhas. Por toda essa costa é possível realizar diversas atividades ao ar livre para dar uma esticada nas pernas.

San Marino

San Marino apresenta uma visão paronâmica dos vinhedos e vilas do Mar Adriático. Dê uma parada para visitar essa república antiga e conhecer um dos festivais ou eventos artísticos que sempre ocorrem em seu centro pitoresco.

Monumentos majestosos oferecem várias oportunidades para escalar muros de fortalezas antigas, espreitar masmorras úmidas e passear por portais majestosos, sentindo o impacto de séculos de história entre as três torres que protegem a cidade.

Eslovênia

A Eslovênia toca o Adriático somente por cerca de inesquecíveis 32 quilômetros (20 milhas). O Piran é um pequeno tesouto veneziano que evoca a grandeza do império, o ar impregnado com algum tipo de mágica. Relaxe na praça após assistir reluzentes cavalos brancos marcharem na próxima Lipica na hípica dos Lipizzanos da Escola de Equitação Espanhola de Viena.

Ande na beira de um tanque de coleta de sal para entender a base dos produtos de beleza locais conhecidos por seus poderes rejuvenescedores. Na vizinha Portoroz, aprecie um desfile constante de turistas no calçadão abaixo das vilas situadas nos morros cobertos de florestas acima.

Croácia

A costa croata é simplesmente impressionante, com mais de 1.000 ilhas distribuídas por todo o seu percurso. Será que você consegue escolher sua favorita? Comece pela encantadora península da Ístria e vá para o sul, visitando cidades históricas fantásticas, como Trogir Split e Dubrovnik - devidamente conhecida como “a pérola do Adriático”.

Protegida por muralhas que percorrem a costa, criando um contraste incrível entre o azul brilhante do céu e do mar. O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é um lugar lindo com um cenário magnífico - e quando você estiver pronto para trocar a beleza natural pela agitação urbana, siga para a capital Zagreb.

Montenegro

Mar azul-safira, céu azul-celeste, praia branca brilhante, florestas verde-escuras... você está em Montenegro. Em um país de tamanho perfeitamente controlável, você pode ver o fundo de um dos mais profundos canyons da Europa, percorrer o céu para avistar os residentes de um dos maiores santuários de pássaros da Europa ou ocupar o seu próprio espaço em uma bela praia e olhar para o horizonte.

A História volta no tempo aqui: a cidade de Budva é considerada o mais antigo povoado nos Bálcãs: sua fundação é descrita na mitologia grega. A cidade antiga de Kotor possui muralhas e monumentos medievais bem preservados - um lugar perfeito para passear e provar algumas delícias das especialidades de Montenegro.