A Costa Atlântica

O selvagem Atlântico banha as costas da Islândia, Irlanda, IIhas Britânicas, França, Espanha e Portugal; imagine as diferenças no clima entre os pontos norte e sul dessa região, isso sem mencionar as influências culturais que vão dos celtas aos mouros.

Atlântico norte

A Islândia é um outro mundo localizado no Atlântico entre a Europa e a América do Norte. Geograficamente, é um país jovem - a ilha de Surtsey surgiu no oceano em 1963. Explore geleiras no leste, fiordes no oeste e planaltos íngremes na região central, todos unidos por emocionantes praias de areias negras. Veja a Islândia de um ponto de vista diferente montado em um pônei, veja as baleias, treine para a Maratona de Reykjavik, ou escolha caminhar, esquiar ou até mesmo mergulhar em fontes quentes naturais, enquanto flocos de neve caem em seu rosto. Reykjavik é a capital mais ao norte do mundo e é conhecida por ser uma das mais agitadas! As opções de vida noturnal, jantares e compras são excelentes, embora você esteja apenas a minutos de atrações naturais preservadas. Não deixe de ir a um spa ou fazer uma pequena viagem a Hafnarfjördu e aprender sobre os elfos da Islândia!



Nas Ilhas Britânicas, na magnífica costa da Escócia, encontramos as Ilhas Ocidentais. Essas ilhas possuem forte influência escandinava graças às marcas deixadas pelos vikings. A Ilha de Skye possui uma incrível paisagem de montes áridos e ventosos, penhascos irregulares e cascatas violentas. A costa da Irlanda do Norte é notavelmente íngreme e a estrada costeira em Derry é um ótimo lugar para vê-la. Diz a lenda que a Calçada dos Gigantes foi construída por um gigante que precisava de um caminho para encontrar seu rival na Escócia; seja qual for sua origem, o lugar é espetacular e é reconhecido pela UNESCO. Aqueles que duvidam da existência de gigantes atribuem sua origem à erupção vulcânica 60 milhões de anos atrás.

A costa Atlântica da Irlanda inclui os condados de Donegal, com sua paisagem adorável, as Ilhas Arran, presente na tradição, a lendária Connemara, pontuada por lagos e famosa por sua capital, Galway, e mais ao sul, o famoso Anel de Kerry e a incrível Península Dingle. Esse é o cartão postal da Irlanda; grandes áreas de verde esmeralda, vilarejos charmosos e pessoas que conhecem o significado da palavra "bem-vindo". Essa região essencialmente galesa irá seduzir você com sua atmosfera, música e gastronomia únicas.



Gales repleta de castelos - com 641 castelos, sem exageros - é a próxima parada na costa Atlântica. Um pequeno país famoso por sua conexão com o Rei Artur e Merlin. Gales também ostenta ruínas romanas para visitação e um grande território para passeios, além de seu cardápio local interessante, como o laverbread: panquecas de algas com bacon. Na extremidade mais ao sul da Inglaterra está a Cornuália, um tesouro do campo inglês com sua costa deslumbrante. Também é possível ver – você estará bastante ocupado – círculos de pedras antigos, um cenário de mineração listado pela UNESCO, vilarejos incríveis, artesanato e o Projeto Eden, uma coleção monumetal de estufas que explora a relação dos homens com as plantas.

França

A próxima parada na viagem ao sul é a França e a costa da Bretanha, terra de tradições, enseadas profundas e costas rochosas tão perigosas para os marinheiros do passado. Mergulhe na atmosfera dos pequenos portos, assista as traineiras voltar ao porto ao som do grito estridente das aves marinhas, ou passeie em uma das populare regatas. Prove os frutos do mar e os famosos crepes Breton, viaje na história com os menires de Carnac. Mais ao sul, continue navegando pelo Pays de la Loire: atraque um pouco na Baía de Baule e então, ainda ao sul, pare em Vendée para ver as ilhas de Noirmoutier, Yeu e Sable d’Olonne. Continue até Poitou, na região da Ilha de Ré, no litoral do maravilhoso porto de La Rochelle. Experimente as ostras em Ile d’Oléron e siga em frente para visitar a cidade fortificada de Royan e o estuário do rio Gironde, com suas longas extensões de areia branca.



Por fim, Aquitaine lhe convida a relaxar ou apreciar algum esporte: as enormes praias na Baía de Arcachon levam você até a maravilhosa região Landes e finalmente as lendárias praias para banho da costa Basque em Anglet e Biarritz.

Península Ibérica

O País Basco levará você até a Espanha: sua costa irregular, inúmeros penhascos e enseadas rochosas compõem um panorama apaixonante. As excelentes praias na Costa Cantabria abrigam belezas como a Baía de Santander, acomodada entre penhascos. A Costa Verde possui algumas das mais belas praias da Península Ibérica, bem como vilarejos pitorescos e cidades tradicionais de pescadores.



A Galiza tem bastante personalidade: penhascos altos alternam com enseadas profundas e cidades de pescadores com vilarejos medievais. Finalmente, em Andaluzia, há duas palavras-chave para descrever a Costa de la Luz: sol e praia. Vilarejos tradicionais de pescadores de casas caiadas dão boas-vindas à sua visita. Não perca a cidade de Huelva, que possui um passado fascinante conectado ao descobrimento da América, ou Cádiz, com sua patrimônio histórico igualmente impressionante: ela foi fundada 3.000 anos atrás pelos fenícios. As praias por toda a costa são incríveis.

A bela costa Atlântica de Portugal possui tanto praias como cidades para desfrutar; Lisboa orgulha-se de ser a única cidade europeia com uma praia atlântica. Essa magnífica cidade possui uma história fascinante e seus bairros antigos brilham. Visite a histórica cidade do Porto, que é considerada Patrimônio Mundial, aprecie a combinação de arquitetura e passeie pelas longas praias de areias brancas - e leve sua prancha se você souber surfar, pois as ondas aqui são perfeitas. Essa é sua deixa para mergulhar na região Douro e experimentar o vinho do Porto!



A costa do Alentejo é tão preservada que até parece que você é a primeira pessoa a encontrá-la. Os encantadores vilarejos de pescadores dão-lhe boas-vindas para apreciar frutos do mar frescos enquanto você admira a praia. Em seguida, relaxe em uma espreguiçadeira, curta o sol em seu rosto, encha os pulmões com ar puro vindo do mar e deixe a vista lhe encantar. A espetacular Algarve, com seus penhascos brancos e longas praias, possui inúmeras vistas para o Atlântico. Para sentir a emoção de estar no "fim do mundo" como nossos ancestrais marinheiros, vá ao Cabo São Vincente, um penhasco de 60 metros coroado por um farol, e assista o sol se por entre as ondas.