Os pratos mais característicos são: “aranci di riso” – croquetes de arroz empanado e frito, a “caponata”, as sardinhas “alla beccafico”, o cuscus, a “pasta alla norma”, pasta con sarde” ou “pesto alla siciliana”. Todavia, o “maccu di fave” – sopa a base de purê de fava seca com massas e ervas; a “braciole” de peixe espada ou de atum, o “farsumagru” – preparo a base de vitela, presunto ou mortadela, queijo e ervas, também merecem destaque. Entre os doces mais conhecidos , são: a “cassata”, os canolis recheados, os torrones, a “pasta de mandorle” e os doces a base de marzipan e amêndoas.

Os produtos típicos mais famosos são as lentilhas de Ustica, os pistaches de Bronte, as amêndoas de Avola e de Noto, as alcaparras de Pantelleria, atum no azeite e a “bottarga” – ovas de peixe Favignana e Lampedusa.

Enfim, está o ótimo e excepcional azeite extra-virgem de oliva: os dos Monti Iblei são extraordinários; o mel, as laranjas os limões e as tangerinas. E enfim, se sugere não sair da ilha sem antes saborear uma raspadinha de gelo: “granita al limone” , por exemplo, ou os espetaculares “gelati” – sorvetes preparados a base de frutas secas uo de inúmeros sabores.

Quanto ao vinho, se destacam, entre outros: Marsala, Malvasia di Lipari, Passito di panteleira e Nero d’Avola.