O alimento presente na Sardegna, com sua própria originalidade, é o pão, com suas diferentes formas: “carasau”, “guttiau”, “civraxiu”, o qual origina variedades de sopas: “panfrattau” ou “gallurese” . Importantes também as massas de sêmola de grãos duros.

Os pratos típicos da cozinha sarda, são: o cordeiro “alla carraxiu” – cozido e enterrado na brasa, o “porceddu allo spiedo” , e a ovelha cozida. As sopas de pescados são a “buridda” e a “cassola”. Existem mil variedades de formas e sabores dos “pecorini” – queijos com leite de ovelhas. Com os mais frescos se preparam os “culurjones” e os doces como as “pardulas” e os “sebadas”.

Absolutamente não se deve deixar de provar os diferentes tipos de mel, as linguiças amadurecidas e o azeite extra-virgem de oliva

Nos últimos anos, a enología sarda tem investido na qualidade, melhorando especialmente a produção de seu vinho símbolo, que é o Cannonau. Também merece citar a Vernaccia de Oristano e o Vermentino de Galtura. A”grappa”. Legendária da ilha chama-se “Filu Ferru”.