Pizza, espaguete e mussarela de bufala... É difícil falar de especialidade regional frente a tais especialidades da culinária, conhecidos no mundo inteiro a ponto de ser identificados com a Itália “tout court”.

A culinária campana vai além da pizze e do espaguete, reconhecida nos milênios através de intercâmbios culturais e favorecida por uma terra rica de produtos agrícolas, marítimos e que conserva a antiga aristocracia ao lado da culinária popular rica em fantasia. Terra abundante em hortaliças, que fazem parte do dia a dia, como a apetitosa escarola recheada de anchovas, uva passa e pinole.

A Campania produz ótimos queijos, como a mussarela “fiordilate” – de búfula; a “provola” e o “scamorza”. Ricas em doces, como o “babà”, a “pastiera di grano”, a “sfogliatelle”, o “strufolo” e o “susamielle”.

Não esqueçamos do café. Os vinhos famosos são: Lacrima Christi, Grecco di Tufo, Fiano di Avellino, Solopaco, Aglianico del Taburno, Tausari, Palummo, Bianconella e Coda di Volpe. Não podemos esquecer o licor de limoncello, fresco e perfumado.