Cidade de Torino
Site: http://www.comune.torino.it

Turim, uma das cidades industriais mais importantes da Itália, a capital do automóvel, nasceu como uma antiga colônia romana com o nome de Augusta Taurinorum, e tornou-se importante a partir do século XII graças ao poder dos Savoia que a engrandeceram até transformá-la em capital do reino no século XVI.

Turim possui uma vida cultural muito ativa: ali se encontram editoras, a sede de um dos principais jornais cotidianos do país.

Um itinerário arquitetônico através Turim deve seguramente considerar a central Piazza Castello sobre a qual temos o Palazzo Madama do século XVII- o curiosos nome se deve ao fato que foi a moradia de Madame Reale Maria Cristina, regente de Carlo Emanuele II di Savoia- esta moradia possui uma fachada barroca de 1721 feita por Filippo Iuvarra.

Também, Turim é cidade de jardins e de “águas”: é cortada pelo rio Pó onde se localiza o magnífico parque Parco del Valentino sistemado em 1830.

Chiesa di San Domenico foi construída entre 1257 e 1280, a igreja representava a comunidade religiosa dos dominicanos em Turim (o convento contíguo foi construído por volta de 1260). A Igreja de San Domenico é uma igreja no centro de Turim.

A Chiesa dei Santi Martiri é dedicada ao mais antigo patronos de Turim: Avventore, Ottavio e Solutore e guarda as suas relíquias desde 1584.

O Palazzo Reale está localizado no coração da cidade, na região central da Piazza Castello, que se ramificam as principais ruas do Centro Histórico: Via Po, Via Roma, Via Garibaldi e Via Pietro Micca. O edifício destina-se a residência real, foi criado em finais do século XVI e início do século XVII por Ascanio Vittozzi.

Palazzo Madama e Casaforte Acaja é um complexo histórico e arquitetônico localizado na região central Piazza Castello , em Turim. É Patrimônio Mundial da UNESCO. No palácio abriga o Museo Civico d'Arte Antica di Torino.

Monumento a Vittorio Emanuele II é dedicado a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália. Foi encomendado pelo seu filho, o rei Umberto . Foi pago às custas de seu rei.

Piazza San Carlo é um dos mais importantes praças de Turim , pode ser definido como o coração pulsante da capital do Piemonte. 168 metros de comprimento e 76 de largura, a praça tem uma área de 12,768 metros quadrados, está inserido no eixo rodoviário da Via Roma, que liga a Piazza Castello e Piazza Carlo Felice.

Piazza Savoia é uma das praças do centro histórico de Turim . Situado entre a Via Corte de Apelações e Via della Consolata, é um dos locais mais curiosos da cidade, por causa do obelisco que se ergue imponente no seu centro.