Cidade de Teramo
Site: http://www.comune.teramo.it

Inserida no Império por Augusto, conheceu um período de desenvolvimento arquitetônico sob Adriano adquirindo prestígio e esplendor com a costrução de templos, termas e teatros.

Destruída como tantas outras cidades pela invasão dos Godos na Itália (410 d.C.), foi depois reconstruída em 568, passando aos longobardos; depois aos normandos que a incendiaram em 1156.

No medioevo foi sede episcopal conhecida como Aprutium e se desenvolveu novamente com a chegado dos Svevi e dos Angioini.

O centro da cidade oferece muitos pontos para uma visita cultural, a começar pelos achados romanos do anfiteatro e do teatro (I-II sec. d.C.) para passar à Antiga Catedral, que data do alto Medioevo, atualmente é a Igreja de Sant'Anna ou de San Getulio. O Duomo ou Basílica de Santa Maria Assunta e San Berardo, foi construído em 1158 e apresenta dois estilos arquitetônicos colocados um sobre o outro de dois períodos diferentes: românico , a parte inferior, e gótico, parte superior.

Do mesmo período (1153) é o antigo Santuário dedicado à Madonna delle Grazie, que surge pouco fora das muralhas da cidade e conserva obras de Cesare Mariani.