Cidade de Sorrento
Site: http://www.comune.sorrento.na.it

Sorrento, conhecida como Surrentum 2000 anos atrás, se encontra na extremidade meridional do Golfo de Napoli. Pela sua posição estratégica, foi uma espécie de guardiã de todos os navios que chegavam do sul, mas, também exposta aos ataques por parte dos invasores.

Provavelmente fundada pelos gregos no VI, passou depois a Roma após as guerras saníticas (295 a.C.) e torna-se cede episcopal em 420 d.C. Anexada pelos bizantinos ao Império Romano do Ocidente, sofreu numerosas invasões por parte dos piratas e dos saracenos. Depois da dominação normanda, sveva e dos Angioini, Sorrento seguiu o mesmo destino de Napoli até o momento da sua unificação ao Reino da Itália (1860).

Atualmente Sorrento é uma linda localidade turística pouco distante da mais caótica cidade de Napoli, e oferece interessantes visitas culturais ( o Museu Correale, o Duomo, o Claustro de San Francesco, etc.) e uma ocasião de compras ao longo de suas estreitas ruazinhas de onde é possível saborear do famoso limoncello.

Também, a vista lá do alto das rochas é espetacular e dá sobre a baía de Napoli ou sobre a vizinha Capri, a qual um dia Sorrento era unida (Pleistocene).
As ruínas romanas dee Capo Sorrento merecem com certeza uma visita, se, naturalmente, a estadia se faz mais longa: é pouco distante da cidade.