Cidade de Salerno
Site: http://www.comune.salerno.it

Cidade principal da Campania, Salerno surge sobre o esplêndido golfo ao qual dá o nome.

A cidade passou portanto aos romanos em 276 a.C. com a vitória sobre a liga dos povos itálicos durante as guerras saníticas e sucessivamente, ao contrário das outras cidade da região, permaneceu fiél a Roma durante as guerras púnicas garantindo a si a fidelidade demonstradada pelos muitos direitos administrativos adquiridos que a levaram a um período de desenvolvimento.

Em 839, após o confronto interno entre Radelchi e o príncipe herdeiro, Siconolfo, foi criado o principado de Salerno, independente de Benevento e confiado ao príncipe com a designaçao do Imperador Ludovico II il Germânico.

Com vinda dos normandos na Itália meridional, Salerno teve que ceder ao assédio de Roberto il Guiscardo de Altavilla (1077), o qual tinha antes se casado com a princesa longobarda de Salerno, Sichelgaita (1058), filha de Guaimario e irmã do assediado, o príncipe Gisulfo II.

Em 1127 a capital do Reino foi deslocada para Palermo e, com a vinda dos svevos, Salerno foi devastada por mão do Imperador Enrico VI (1194), filho de Federico Barbarossa.

O soerguimento chegou com a dominação hispânica e com a difusão dos ideais republicanos que se concluiu com a unificação da Itália (1860), pela qual os cidadãos participaram ativamente aumentando o número de filas garibaldianas.