Cidade de Roma
Site: http://www.comune.roma.it

Chamada de "Cidade Eterna", localizado a 20 metros acima do nível do mar, sua população de 3.000.000 habitantes. Capital da região do Lazio, da província, a capital da República da Itália, a sede do governo e sede episcopal do Papa.

A fundação de Roma é apresentado como envolvido em uma atmosfera de mito: os troianos liderados por Enéias, finalmente tocou o solo, o desembarque no Lazio, nas margens do rio Tevere, depois de Tróia tinha caído sob o ataque dos gregos.

Roma, uma das mais antigas e históricas cidades mundiais, atrai milhares de turistas todos os anos. Desde a opulência do Fórum Romano e das Catacumbas à beleza natural da Villa Borghese, os pontos de interesse são muitos e agradam a visitantes de todo o mundo. No entanto, para se poder ter uma visão da herança histórica de Roma e dos seus antepassados, é necessário conhecer melhor a "Roma Antiga" e os seus expoentes máximos.

O Coliseu, por exemplo, é um símbolo vivo da "Roma Antiga" e um dos monumentos mais conhecidos da cidade. Mas é importante perceber que, mais do que um marco na arquitetura Romana, durante cerca de 500 anos, o Coliseu acolheu desde combates de gladiadores a caçadas de animais, teatro ou execuções – foi, no fundo, o maior símbolo do poder do Imperador e da grandeza do Império Romano.

A Fontana de Trevi é simplesmente fantástica. A tradição é pôr-se de costas para a fonte e lançar uma moeda enquanto se pede um desejo.

A abundância de arquitetura Renascentista e Barroca em Roma serve também de indicador da sua herança cultural. A Piazza del Campidoglio é normalmente considerada o melhor exemplo do Renascimento. Desenhada por Michelangelo, a praça foi construída em 1538 como símbolo da ‘Nova Roma’ e com o intuíto de impressionar o Imperador Carlos V.

Acquedotto Appio oi construído no local onde o raio caiu dentro das propriedades de Augusto no Palatino. O templo foi inaugurado em 09 de outubro de 28 a.C e mais tarde transferido para o Estado, também celebra a vitória sobre Marco Antônio em Actium.

Basilica dei Santi Silvestro foi fundado por Silvestro I em terreno doado por um membro da família Equizi (daí o nome da capital Titulus) no quarto século. No início era um oratório dedicado a todos os mártires.

Basilica di San Giovanni in Laterano contém o trono papal , o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. A Basiilica é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma.

O monumento Bocca della Verità (Boca da Verdade) está localizado no pórtico da igreja romana de Santa Maria in Cosmedin. Com um diâmetro de 1,75 metros, essa pedra de mármore representa o rosto de um homem. Essa pedra não é famosa pelo seu aspecto, mas sim por uma lenda que gira em torno dela desde a Idade Média e que lhe outorga certos poderes. Uma crendice popular diz que a Bocca della Verità é como um "detector de mentiras". Segundo a lenda, se alguma pessoa mentir com a mão dentro da boca do monumento, ela se fechará, prendendo a mão do mentiroso.

As catacumbas de Domitila são também conhecidas como as catacumbas dos Santos Nereu e Aquileu e representam um dos maiores locais de sepultamento e adoração dos primeiros cristãos em Roma. As Catacumbas teve a sua origem a partir de uma casa antiga que pertenceu a Domitila. Os primeiros indícios sobre a origem dessas catacumbas datam do terceiro século e foram em seguida, afetados pela mudança de diferentes intervenções e expansão nos séculos quarto e quinto.

Chiesa di San Luigi dei Francesi este templo pertence à igreja nacional francês. Ela mantém algumas das obras-primas absolutas da pintura, incluindo o ciclo magnífico de obras de Caravaggio, enfocando a figura de São Mateus. Particularmente importante é a vocação de São Mateus Lombard pintor famoso estudo da função da luz na pintura.

Colonna Traiana construído pelo arquiteto Apolodoro de Damasco e é composto de 19 blocos de mármore.

Originalmente era chamado Anfiteatro Flavio, em homenagem à família Flavia, que ordenou a sua construção. No término das obras de sua construção, foi celebrada uma festa inaugural que durou 100 dias, durante os quais mais de 2.000 gladiadores perderam a vida. O Coliseu de Roma tinha uma capacidade para 55.000 espectadores. Seu nome atual se deve a uma estátua de grandes dimensões que foi colocada nas imediações do local, em homenagem a Nero.

A Fontana di Trevi é a maior fonte barroca de Roma e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Encontra-se em um lado do Palazzo Poli, foi projetado por Nicola Salvi em 700 e fez uma interessante mistura de classicismo e do barroco, que reflete a influência devido a Bernini e Borromini. Em 1570 o Papa Pio V mandou construir uma piscina no lado oposto de onde a fonte é agora.

O Monumento a Vittorio Emanuele II , também conhecido como o Vitoriano, foi construído em 1885 para comemorar o centésimo cinco ano do Reino da Itália. O monumento, feito de pedra calcária branca, o símbolo representa a unificação da Itália em 1921 e é o Altar da Pátria.

O Obelisco Laterano é o maior obelisco de Roma. Erigido, atualmente, na praça São João de Latrão, este obelisco foi construído na época dos faraós Tutmósis III e Tutmósis IV (Século XV a.C.).É proveniente do templo de Amon em Tebas (Egito). Foi transportado para Roma pelo imperador Constantino II em 357 e colocado no Circo Máximo, onde já se encontrava o Obelisco Flamínio

As Termas de Diocleciano ( Thermae Diocletiani ), a maior das antigas Termas romanas, foram iniciadas em 298 pelo imperador Maximiano foi nomeado Augusto del Império Romano do Ocidente por Diocleciano, e inaugurado em 306, após a abdicação de ambos.