Cidade de Reggio Calabria
Site: http://www.comune.reggio-calabria.it

A antiga Reggio (do grego Rhegion, uma adaptação de um nome local) foi fundada por volta de 720 a.C. pelos Calcideses de Eubea, aos quais se ajuntaram, após o 600, grupos de exilados messinenses.

O atual aspecto urbano ocupa a área do antigo centro histórico; a zona do fórum coincide com a atual Piazza Itália; foi possível identificar o traçado das antigas muralhas, que ao longe desta, ao longo da costa, encontra-se o santuário de Artemis. Foram encontrados também restos de edifícios termais e de moradias particulares com interessantes mosaicos.

Os principais achados arqueológicos da região da Calábria foram conservados no museu local, que apresenta em diversas seções materiais da idade pré-histórica e da idade helênica e também os famosos “Bronzes de Riace".

Na Piazza del Castello está a Chiesa degli Ottimati ou Igreja dos Optimates. Construída no estilo bizantino a igreja contém objetos medievais de interesse artístico. A Cattolica dei Greci foi a principal igreja da cidade na época Bizantina e situava na Piazza Itália. Depois do terremoto foi reconstruída junto ao castelo.