Cidade de Potenza
Site: http://www.comune.potenza.it

O seu nascimento deu- se provavelmente na época romana (IV a.C.) mesmo se parece ser comprovada a existência de uma Potentia anterior nos redores de Vaglio. O antigo centro (X a.C.) foi talvez destruído pelos romanos e, seus habitantes se moveram fundando o atual centro habitado na localidade de Murate (IV a.C.).

Foi saqueada pelos godos de Alarico em 402 d.C. e tornou- se cede episcopal (V).

A chegada dos normandos (XI) coincidiu para Potenza uma fase de desenvolvimento seja econômico e urbanístico continuado pelos svevos.

Foi depois propriedade dos poderosos Sanseverino, dos Voivoda e dos Guevara (1435), dos Lannoy e por fim dos Loffredo que o governaram até o fim do feudalismo (1806).

O centro da cidade é atravessado pela via Pretoria ao redor da qual surgem a maioria dos principais edifícios: as igrejas medievais da Trinità, S. Michele Arcangelo e S. Francesco, o Teatro Stabile, o Palácio Loffredo com o Museu Arqueológico Nacional “Dinu Adamesteanu” e o Duomo. Esse último, dedicado ao bispo Gerardo, foi construído em apenas 3 anos por volta de 1200.

Nos redores da estação ferroviária, a igreja medieval de S. Maria del Sepolcro e o Museu Arqueológico Provinciale.

Da fase romana resta uma vila da idade imperial com mosaicos na localidade Malvaccaro e, a ponte romana sobre o rio Basento na parte baixa de Potenza.