Cidade de Pavia
Site: http://www.comune.pv.it

Pavia é uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Pavia, com cerca de 71.074 habitantes. Estende-se por uma área de 62 km², tendo uma densidade populacional de 1146 hab/km².

Era chamada de Ticino (Ticinum) durante o período romano. Durante algum tempo da Alta Idade Média, Pavia foi a capital do Reino Lombardo.

A cidade passou a ter destaque depois que os romanos estenderam a Via Emília até Pavia. Segundo especulações o Imperador Romulus Augustus teria desaparecido nessa região no ano 476, que é considerado como o fim do Império Romano no Ocidente.

Em 1525, lá foi travada a Batalha de Pavia, na qual os espanhóis e os alemães venceram os franceses.

O rio Ticino é utilizado para nadar, fazer passeios de caiaque, barcos e escunas. É considerado um dos rios mais limpos da Itália.

Pavia é uma pequena cidade moderna, rica de arte, cultura e natureza. O patrimônio monumental e a evidência histórica a partir da sua fundação na época romana, tem sido, nos últimos anos, objeto de estudo e restauração na cidade.

Apesar de ser uma cidade pequena, Pavia tem dezenas de igrejas e monastérios. A Igreja de San Teodoro é a mais antiga. San Teodoro é considerado protetor dos pescadores e talvez seja por isso que a igreja está situada bem perto do rio.

O magnífico Castello Visconti foi criado em 1360 para servir de fortaleza e residência do Duque Gian Galeazzo Visconti que governava a cidade. O poeta Francesco Petrarca ficou hospedado por um algum tempo no castelo quando foi chamado para organizar a bibilioteca do castelo que possuia cerca de 1.000 livros e manuscritos, mas foram perdidos.

O Palio del Ticino é uma tradição italiana, em Pavia é realizado o "Palio del Ticino" que consiste em desfiles com roupas medievais, apresentações das acrobacias com bandeiras e competições de arqueiros e remadores.