Cidade de Parma
Site: http://www.comune.parma.it

Capital, por mais de três séculos de um importante ducado, conservou numerosas memórias do seu nobre passado no esplendor de seus monumentos artísticos.

A grande presença das atividades artísticas e de construções municipais: a Catedral que, sobre um primitivo núcleo do século IX, sofreu várias transformações, também por motivo de um terremoto em 1117.

Em pintura as maiores personalidades são aquelas do Correggio- do qual se cita a decoração do arco a fatias do Quarto da Badessa no monastério de São Paulo e aquela do Parmigianino.

Nos séculos XVI e XVII datam o Palácio Farnese, chamado de Piloto, do projeto de Giovanni Boscoli, que continua a ser o maior edifício do 1600 da cidade, ao qual foi anexado por vontade de Ranuccio I Farnese.

Atualmente o palácio é sede do Museu Nacional de Antiguidades, da Galeria Nacional, da Biblioteca Palatina.

A cidade é famosa pelo seu queijo Parmigiano-Reggiano, o popular parmesão, além do presunto e também pela marca internacional de lacticínios Parmalat.

Duomo di Parma é uma igreja localizada na Piazza Duomo, a Basílica Sanctae Mariae ecclesia, era parte do complexo episcopal, que incluiu também um batistério e a residência do bispo, então localizado em uma área periférica ao centro da cidade Emiliana.

O Batistério de Parma está localizado ao lado da catedral de Parma e é considerado como o ponto de junção entre a " arquitectura românica e a arquitetura gótica.

Abbazia di San Giovanni Evangelista construída no século X por Sigefredo II de uma antiga capela dedicada. Em 1477 todo o complexo foi danificado por um grande incêndio.

Palazzo del Giardino foi construído a partir de 1561 sob as ordens do duque de Parma, Ottavio Farnese, e foi o assento da corte ducal até a segunda metade do século XVII, quando a sede do ducado foi transferido para outros prédios.

Palazzetto Eucherio Sanvitale foi construído pelos monges humilhados no mosteiro de San Michele em Bosco. Entrou em posse de Scipione Dalla Rosa, em 1526 foi comprado por Gian Galeazzo Sanvitale, conde de Fontanellato , que em 1547 passou para seu filho Eucherio.

Teatro Regio é a casa de ópera na cidade de Parma é considerado um dos mais importantes na Itália graças à qualidade de suas produções

Teatro Farnese foi construído a partir de 1618 pelo duque de Parma e Piacenza.