Cidade de Monza
Site: http://www.comune.monza.it

No século IX, Monza foi uma das residências mais belas da corte Longobarda, da população de bárbaros que invadiu Lombardia no século VI e por último invasores germânicos da Itália.

Feita em um prédio de Antiguidade tardia, a Catedral de Monza aparece hoje com uma fachada gótica e contém várias impressionantes obras decorativas feitas pelos melhores autores Lombardos ao longo dos séculos.

A igreja preserva a Coroa de Ferro da Lombardia: um relicário precioso e uma das mais antigas insígnias reais da Europa. Esta maravilhosa obra-prima ourives deve o seu nome para a banda estreita de ferro dentro dela, dizem ser de um dos pregos usados na Crucificação. O prego foi encontrado por Helena, mãe do imperador Constantino, que tinha descoberto a verdadeira cruz de Jesus Cristo.

A Piazza Roma é o ponto de partida para conhecer muitos palácios, igrejas e monumentos centenários da cidade por onde transitaram muitos nobres, reis e rainhas que construíram a história de Monza.

A Catedral de São João Batista, com sua notável fachada, foi concluída nos anos de 1300. Com as suas pinturas de tirar o fôlego, seus tesouros e a encantadora Capela de Teodolinda, esta Catedral é bastante considerada uma das igrejas mais importantes da região.

Há outras belas igrejas de Monza, entre elas a Igreja de Santa Maria in Strada que foi construída em 1393 em estilo gótico com uma rica fachada trabalhada em terracota, a Igreja de San Pietro Martire, a Igreja de Santa Maria delle Grazie, o Oratório de San Gregório e a Igreja de Santa Maria al Carrobiolo.

A Praça Trento e Triestre onde está a Prefeitura ostenta um lindo memorial dedicado à resistência contra o fascismo na Segunda Guerra Mundial.

A Villa Reale é um suntuoso palácio, símbolo de luxo e esplendor da corte dos Habsburgo.

O Parque de Monza é um dos maiores parques urbanos e históricos da Europa e foi criado em 1806. O Autódromo de Monza está ao norte do parque tornando a cidade famosa por sediar o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 desde 1922.