Cidade de Montefano
Site: http://www.comune.montefano.mc.it

Montefano se localiza pouco distante de Loreto e de Recanati entre os vales dos torrentes Fiumicello e Menocchia.

O burgo surge das ruínas da cidade romana de Veragra destruída pelos visigodos de Alarico em 400 d.C. com a Helvia Recina e Urbisaglia. Os habitantes na fuga correram em direção ao Monte Fano e fundaram o burgo atual.

No XI sec. O burgo foi subjugada pela cidade de Osimo que exigia tributos e o usava como elemento de defesa, tanto que, sobraram daquele período as fortificações de Montefano.

O domínio de Osimo terminou em 1489 graças ao Papa Innocenzo VIII que permitiu a independência do burgo. Permaneceu, no entanto, por um longo período sob a influência do Estado Pontificio até a unificação ao Reino da Itália (1860).

Os monumentos de interesse histórico e artístico de Montefano são a barroca Collegiata di San Donato (XII-XIII reconstruida no XVI sec.), as igrejas de Santa Maria (XVI sec.) e San Filippo Benizi, o Palácio Municipal que acolhe o Teatro municipal "La rondinella" (XVIII sec.).
Ao longo das muralhas medievais, é possível admirar uma grande torre quadrangular de onde se goza de uma fantástica vista panorâmica.