Cidade de Mantova
Site: http://www.comune.mantova.it

A cidade de Mantova, cuja econômia no decorrer da história foi essencialmente agrícola, fica, junto com a cidade de Cremona, no centro de uma das zonas mais bonitas cidades da Pianura Padana.

Mantova, uma cidade com estilo arquitetônico neoclássico, com abundância de medieval e renascentista, no entanto. Durante quase 400 anos a cidade foi outrora capital do estado do Gonzaga.

No centro histórico o ambiente urbano é ainda de característica medieval, com a presença forte do renascimento: pórticos, ruazinhas estreitas, praças irregulares, tonalidades quentes dos rebôcos e dos tijolos.

Piazza delle Erbe com as estreitas estradas vizinhas corresponde perfeitamente a este aspecto: antigo vilarejo da cidade que traz ainda intactas as características medievais.

Ao lado da Piazza delle Erbe se ergue a grandiosa Chiesa di S. Andrea, uma das obras primas do Renascimento italiano de 1472-94, de Leon Battista Alberti ( a cúpula inserida é de 1700).

O outro pólo urbano da cidade é a Piazza Sordello, que representa o centro da vida política e artística.

O palácio dos Gonzaga è o famoso Palazzo Ducale, seja pela sua extensão, vida cultural, luxo e riqueza de coleções e decoração, era uma das nobrezas mais vastas da Europa de então.

Na conclusão do eixo do renascimento, a quase dois km das praças centrais, se localiza o Palazzo Te, a moradia campestre, e, também time, dos Gonzaga, desenhado e construído por Giulio Romano, aprendiz de Raffaello, entre 1525-35.