Cidade de Loreto
Site: http://www.comune.loreto.it

A história de Loreto é toda religiosa e começa no 10 de dezembro de 1294 quando de Jerusalém, por vontade dos príncipes Angeli Comneno de Costantinopoli, chega após três anos de viagem a Casa Santa, ou seja, a casa habitada por Maria e Jesus em Nazaré. Recentes estudos demonstram que as paredes e os afrescos confirmam a autencidade da relíquia.

A Casa torna-se imediatamente lugar de culto e ao redor desta se desenvolvem todas as habitações da Loreto medieval: as imponentes muralhas projetadas por Antonio da Sangallo il Giovane foram erguidas em 1518 e reforçadas com quatro bastiões, 1600. A Basílica foi iniciada em 1469 em estilo tardo-gótico, projeto de Marino di Marco Cedrino e foi completada em 1587 com a fachada do tardo renascimento.

Loreto foi meta de pelegrinação de fiéis, santos e papas.

A visita ao burgo que se desenvolve ao redor da Basílica, oferece notáveis panoramas e a possibilidade de admirar as 8 telas do magnífico pintor veneziano Lorenzo Lotto, conservadas na Pinacoteca Comunale da Praça do Santuário.
Na praça onde surge o santuário é possível admirar a fonte de Carlo Maderno (1604-1614) e o campanário (1750-1755, Luigi Vanvitelli).