Cidade de Crotone
Site: http://www.comune.crotone.it

De acordo com a tradição, a fundação de Crotone deu- se por mãos gregas que chegaram via mar. Eram aqueos que chegaram em 710 a.C. (outras possíveis datas são 743 e 718 a.C.). A lenda conta que Myskellos de Rhype, obedecendo ao oráculo de Delfi, veio à Itália e pernoitou em Sibari, fundando então Crotone.

Crotone, na realidade, se desenvolveu logo e, em pouco tempo fundou outras colônias na costa calabresa entre Kaulonia e Scillezio.

Em 510 a.C. Crotone encontrou um pretexto para guerrear contra Sibari.

Apesar disso, passaram por uma fase de desenvolvimento econômico que resultou na formação da Liga Italiota (Crotone, Thurii, Heraclea Metaponto, Caulonia e Reggio), criada a fim de contrastar os lucanos ao norte e a expansão de Dionigi de Siracusa.

Torna- se município (88 a.C.) declinando lentamente na época imperial a qual Crotone não consegue colocar sua marca.

Crotone é hoje uma cidade moderna, com bases de produção agrícola e industrial. Foram importantes para o desenvolvimento da cidade, o emprego de grandes químicos como Montedison, Enichem e que acabaram por ser fechados nos anos 80.

Permanecem importantes testemunhos da antiga cidade trazido à luz por várias escavações realizadas nos últimos anos, muitos itens são preservados no Museu Arqueológico da cidade.