Cidade de Catanzaro
Site: http://www.comune.catanzaro.it

A origem de Catanzaro teria sido por meio dos habitantes de Scolacium que, guiados pelos dois condutores bizantinos, Cataro e Zaro, fundaram Catanzaro (12 de abril de 793).

Uma outra origem ainda, seria o grego bizantino Katanzárion (Kata= sob, embaixo; e angar= terraça), referindo- se assim aos terraços de hortas da Catanzaro árabe, encontrados na época da reconquista bizantina (X).

Na realidade, os árabes do Emiro Aba el Aabass, conquistaram uma verdadeira cidade já em 903 e, portanto, a origem do nome seria de um tempo anterior. Qatansar, parece ter sido assim chamada pelos árabes.

Reconquistada pelos bizantinos no X, Catanzaro fez logo parte do domínio dos normandos (1059), foi elevada a condado por Roberto il Guiscardo. A cidade cresceu pela sua importância estratégica.

Com os angioinos, foi declarada cidade estadual (1406) mas, já em 1420 retornou aos Ruffo, e depois a Antonio Centelles, que conspirou contra os aragoneses.

Catanzaro hoje é uma cidade que baseia sua economia, principalmente na agricultura: importante é a produção de cereais, vinho, azeite, queijo e frutas. O turismo também é muito importante, especialmente no verão é o principal recurso econômico.