Cidade de Brienza
Site: http://www.comune.brienza.pz.it

No território que se limita com a Campania, entre Marsico Nuovo e a estrada que leva à Potenza em direção do Mar Tirreno, se encontra o burgo medieval de Brienza, numa posição panorâmica sobre o Vale do torrente Pergola.

Brienza conserva intacto o fascínio de burgo medieval, pois domina do cume de uma colina com o seu Castelo Caracciolo; é cercado de muralhas ainda visíveis hoje. Mas, tantas são as pérolas artísticas que Brienza revela ao visitante mais atento. A partir das suas igrejas: a Igreja dell’Assunta, edificada no XI que conserva uma Deposição do 1500; San Zaccaria e San Michele Arcangelo, ambas medievais; a espetacular Igreja de San Martino que data do Alto Medioevo (VII). E, ainda palácios nobres e o monumento a Francesco Mario Pagano na Praça Municipio.

Imperdível é a visita à localidade Sasso de Castaldia de onde é possível admirar o Castelo Medieval Normando e a Paróquia da Immmacolata.

Na localidade Pertosa, ao invés disso, é possível fazer uma excursão naturalística nas Grutas do Angelo dotada de persursos iluminados.