Cidade de Bologna
Site: http://www.comune.bologna.it

Cidade guelfa na luta contra o imperador, re Enzo, que ali foi aprisionado, filho de Federico II, capturado durante a batalha de Fossalta (1249). O declínio começou por causa das lutas entre facções que originaram as nobrezas dos Pepoli (1337-1350), dos Visconti e dos Bentivoglio (1401-1506). Com o Papa Giulio II (1506) a cidade passou sob o domínio da igreja; desde 1796 conheceu por mais ou menos 10 anos uma fase de liberdade republicana (Repubblica Cisalpina e Cispadana e Repubblica Italiana do período napoleônico, tornou então sob domínio pontifício e em 1860 se uniu ao Reino da Itália.

Nos tempos medievais era uma cidade livre e atingiu o seu explendor no ano de 1249 através da Batalha de Fossalta, onde foi capturado o rei Enzo, filho do imperador Frederick II. Bolonha veio nos domínios dos Estados Papais durante o século XIV, mantendo uma autonomia relativa.

Bolonha é conhecida por ter acolhido a primeira universidade em toda a Europa Ocidental no final do século XI. Esta tradição sempre favoreceu o surgimento de correntes literárias e culturais de grande valor. Não por acaso agora é destino favorito de estudantes de toda a Itália.

A arquitetura e desenho urbano mantém todo o seu esplendor original: elegantes palácios e igrejas antigas são o lar de valiosas obras de arte para revelar o significado cultural que esta cidade, no centro norte de Itália experimentou durante a era moderna e contemporânea. Entre as belezas da cidade, há quase 40 km de arcadas que oferecem aos visitantes uma vista linda e e espaços para compras de luxo.

As empresas automobilísticas como a Ducati e Maserati estão fortemente enraizadas no território Bolognese, e sempre no automóvel e motocicleta de cada ano a cidade abriga o Motor Show.