Cidade de Barletta
Site: http://www.comune.barletta.ba.it/retecivica/

Situada na parte meridional do Golfo de Manfredonia, Barletta coliga a sua existência ao Mar Adriático.

Se desenvolveu de fato como porto de Canosa na época romana e era conhecida como Bardulos ou Barulum; a sua origem data de 1 século antes em relação aos achados de um povoamento apulo (IV a.C).

No seu território, durante a II Guerra Púnica, o general cartaginês Annibale derrotou duramente o exército romano em Canne (216 a.C.). Alguns restos de Canne, destruída pelo normando Roberto o Guiscardo no XII, são ainda visíveis hoje.

Barletta se desenvolveu portanto como porto de Canosa por todo o período romano e, no IV, deu-se inicio à construção do dique que ainda existe.

Barletta é atualmente uma localidade turística balneária de primeira importância com praias aparelhadas; mas, o seu patrimônio artístico é indiscutível e passa através do magnífico Castelo Svevo construído por vontade de Federico II, XIII; também a românica Basílica do Santo Sepolcro, a Catedral românico- gótica e o seu belíssimo centro histórico de onde é possível admirar os palácios nobres e passear pelo burgo medieval.

Símbolo indiscutível da cidade é porém o Colosso Eraclio, estatua de bronze do período romano que perdura até hoje e figura o imperador Valentiniano I o Marciano.

Nos redores de Barletta, se visita Canne della Battaglia, onde se confrontaram os cartagineses e romanos em 216 a.C.