Cidade de Assisi
Site: http://www.comune.assisi.pg.it

Assisi, encravada sobre o longo contraforte ocidental do monte Subasio (1.290 mt), domina a sugestiva vale do Topino e do Chiascio. O aspecto medieval, com ruas estreitas e tortuosas, frequentemente em subida, a atmosfera de mística paz, as lembranças franciscanas e as numerosas obras de arte, fazem de Assisi uma das metas mais frequentadas por pelegrinos e turistas.

A cidade de Assisi antigamente chamada Asisium como centro dos umbros, foi município romano e crescente libero Comune, ou município livre, no período medieval.

Ali nasceram o poeta latino Properzio e os santos Francisco (1181) e Chiara (1198).

A romanidade de Assisi é testemunhada pelo templo de Minerva (atualmene Santa Maria sopra Minerva, na praça principal e relembrado também em um dos afrescos com as histórias de São Francisco na basílica dedicada ao Santo), também, pelos restos do fórum, de um teatro e de um anfiteatro, e, de uma casa com afrescos.

Pertencentes ao renascimento são o porticado da praça de São Francisco, os oratórios de San Bernardino e dos Pellegrini, a reconstruída casa dos Maestri Comacini, as fontes Marcella e Oliviera. Do XVII ao os palácios Bernabei, Giacobetti e Vallemani e a Igreja Nuova.