Cidade de Arezzo
Site: http://www.comune.arezzo.it

A cidade sofreu bombardeios durante a Segunda Guerra, e a reconstrução moderna a deixou um pouco desfigurada, mas a parte que permaneceu intacta justifica com sobra a visita.

Arezzo, com 92 mil habitantes, é a grande surpresa da Toscana: típica cidadezinha italiana de cor amarelo-pastel que conserva um centro medieval. Destaca-se a Pieve di Santa Maria, uma das mais belas igrejas romanescas da Itália, que, como a cidade, foi cenário do oscarizado filme A Vida é Bela, de Roberto Benigni.

A Basilica di San Francesco teve inícios da sua construção iniciou no final do século 13 e a decoração da fachada permanece inacabada. Possui em seu teto uma das grandes obras do artista italiano Piero della Francesca, Storie della Croce, pintado entre 1452 e 1456, relatando em 10 episódios a história da morte de Cristo na cruz.

Pieve di Santa Maria Esta igreja do século 12 tem uma magnífica fachada romanesca, que lembra a catedral de Pisa.

Piazza Grande Também conhecida como Piazza Vasari, é o local de um famoso mercado de antigüidades.

Casa di Petrarca Via dell'Orto, foi a casa do poeta e que hoje contém um pequeno museu, sendo a sede da Academia Petrarca de Letras.

A catedral fica no topo da montanha, em Via Ricasoli. Foi iniciada no século 13, o interior da igreja contém vários trabalhos importantes, como a pintura de Pietro della Francesca "Maria Madalena".

Localizada em Via Sassoverde, a Chiesa di San Domenicoesta tem uma arquitetura simples, quase moderna. Vale a pena andar para ver o crucifixo pintado por Cimabue, pendurado no altar principal.