Basílica de São Vital - A Basílica de São Vital (em italiano: Basilica di San Vitale) é o monumento mais famoso de Ravenna, Itália e um dos exemplos mais importantes de Arte Bizantina (e arquitetura) na Europa ocidental. A Basílica é uma das oito construções de Ravena consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. É dedicada a São Vital de Milão.

Batistério Neoniano - O Baptistério Neoniano (em italiano: Battistero Neoniano) em Ravena (Itália) é a mais antiga das oito estruturas de Ravena inscritas na lista do Patrimônio da Humanidade em 1996. Segundo a avaliação ICOMOS deste patrimônio, este é "o melhor e completo exemplo sobrevivente de um batistério dos primeiros tempos do Cristianismo" que "retém a fluidez na representação da figura humana derivada da arte greco-romana".

Mausoléu de Galla Placidia - Tem a planta em forma de cruz latina e é coberto por uma cúpula. O exterior despojado contrasta com o luxo da decoração interna, cujas superfícies são revestidas de mosaicos que representam vários personagens e cenas da religião cristã, com uma rica simbologia associada.