Chiesa di San Benedetto - Foi construído entre 1496 e 1553 e consagrado em 1563, enquanto a construção da torre teve início em 1621 .

Chiesa di San Carlo - É a igreja da cidade completamente barroco, construído por Giovan Battista Aleotti entre 1612 e 1623.

Chiesa di San Domenico - O edifício na sua forma atual remonta a 1726, projetado pelo arquiteto Vincenzo Santini, no local de uma antiga igreja construída em 1274.

Chiesa di San Michele del Gesù - Foi construído para pelos jesuítas em 1570, projetado por Alberto Schiatti. A fachada austera tem um verniz típico em tijolo de Ferrara.

Monastero del Corpus Domini - A igreja pública foi decorada em estilo barroco tardio. No altar-mor é o retábulo da Comunhão dos Apóstolos de Giambettino Cignaroli ( 1768 ).

Castello Estense - O principal monumento de Ferrara. É um edifício de ladrilho com planta quadrada, dotado de quatro torres defensivas e rodeado por um fosso de água. O castelo esta situado no centro da cidade.

Palazzo Municipale - O núcleo original do edifício foi iniciada em 1245 ao longo da Cortevecchia, assumiu o seu tamanho atual entre 1472 e 1481.

Palazzo dei Diamanti - O Palazzo dei Diamanti é um dos monumentos mais célebres de Ferrara e do Renascimento italiano.

Palazzo Turchi di Bagno - A arquitetura não tem decorações especiais e segue uma perspectiva bastante linear, construído com tijolos e caracterizada por um elemento que é digno de liderar a pilastra canto em pedra branca, com uma fileira dupla de capitéis coríntios.