Uma viagem para Itália, seja como for sempre será um tour artístico. São tantas as variedades de coisas, os tesouros artísticos de cada época, neste país, que podemos considerar verdadeiramente uma galeria de arte ao ar livre. São tesouros de cultura e de arte que enriquecem a Itália, o país que hoje tem o maior número de sites inclusos na lista dos patrimônios Unesco.

Cada época ali encontra testemunhos inestimáveis. Em centenas de sítios arqueológicos, em mais de 3000 museus espalhados por todo o território italiano, são conservadas e protegidas, para que turistas, visitantes e estudiosos possam admirá-las e estudá-las, grandes e pequenas peças de séculos distantes.Teatros e outros edifícios das épocas grega e romana; cidades, estradas e bairros inteiros, antes sob a terra e hoje devolvidos à luz por pacientes e hábeis escavações; templos, estátuas, moedas, inscrições, objetos de uso diário; a Itália é extraordinariamente rica em memórias do seu passado mais remoto.

Nas regiões italianas, sobretudo do Centro-Norte, ainda se erguem imponentes e não raro elegantemente adornadas as catedrais românicas e góticas,edificadas depois do ano Mil, enquanto nas regiões do Sul a antiga arquitetura religiosa è um fascinante cadinho de elementos bizantinos, muçulmanos e normandos. Além disso, em todas as regiões, em cada cidade e aldeia se encontram testemunhos de uma tradição artística arraigada e espalhada por toda a Itália.

Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Masaccio, Botticelli, Piero della Francesca, Donatello, Rafael, Antonello da Messina, Bramante, Correggio, Tintoretto, Giorgione: nomes de artistas (escultores, pintores, arquitetos) que se tornaram lendários, universalmente conhecidos como expressões máximas do gênio artístico de todos os tempos.

Suas obras são a meta contínua de visitantes admirados e maravilhados, de estudantes e estudiosos desejosos de entender (e extorquir) os segredos daquela arte magnífica, insuperável nas suas expressões maiores. É a arte do Renascimento, o grande movimento cultural iniciado na Itália no século XV, que influenciou profundamente a história da cultura e da civilização europeia, não apenas italiana.

Desejo a todos uma ótima navegação, precisando de mais informações sobre os italianos ou desejando viajar é só enviar um e-mail que vou responder com o maior prazer.

Alex Belchior
Administrador - Turismo na Itália